Curso de Enfermagem tem Grupo de Trabalho aprovado no X ENCCULT – 2020

Resultado é fruto da parceria entre os grupos de pesquisa de Biotecnologia, Tecnologia Aplicada à Saúde e Grupo de Pesquisa em Robótica

29/05/2020 às 14h40

A parceria entre os grupos de pesquisa de Biotecnologia, Tecnologia Aplicada à Saúde e Grupo de Pesquisa em Robótica, ambos integrados ao curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão e também de Medicina do Centro Universitário CESMAC, resultou em uma proposta de Grupo de Trabalho - GT, no Encontro Científico Cultural de Alagoas - X ENCCULT/ 2020.
A aprovação, que teve excelente aceitação e pertencimento de acordo com o Conselho Científico do evento, conta ainda com a participação do Grupo de Pesquisa Trabalho, Ser Social e Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. O GT é considerado pioneiro para o estudo voltado ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), principalmente às tecnologias disruptivas como também para as aplicadas em saúde, tendo como objeto as inovações, no que se refere aos benefícios para a vida de pacientes.
O objetivo é incentivar e acolher pesquisas nas distintas áreas tecnológicas em circulação na academia e nos serviços de saúde. A iniciativa também é importante para ampliar o alcance das submissões, considerando a possibilidade de atuação dos núcleos de educação permanente implantados em diversos serviços da região nordeste.
O GT é um ambiente para interação interdisciplinar, considerando a transversalidade dos saberes entre as áreas de interesse e a ascendência investigativa da pesquisa de campo e revisional com TICs e tecnologias aplicadas à saúde. O grupo proposto se caracteriza pela discussão no contexto tecnológico a respeito dos conceitos e fundamentos da tecnologia da informação e comunicação, com a proposta de tencionar as pesquisas com tecnologia em saúde.
Evento
O X ENCCULT é um evento Regional, multidisciplinar e interdisciplinar, com bases consolidadas na décima edição, contemplando várias áreas da Ciência, congregando cientistas de todo o Brasil e internacionais. O público do encontro conta com a participação de pesquisadores professores, alunos, profissionais, produtores privados e empreendedores.
O evento acontece de 1 a 4de setembro de 2020, com base no campus VI Uneal, Maceió. Este ano, por causa da Pandemia, as atividades serão online. Cada Grupo de trabalho vai disponibilizar certificado de 16 horas para quem tiver 75% de participação, baseado nos feedbacks de comentários, visualizações e outras formas de compromisso do participante.
Serão recebidos os trabalhos, avaliados, publicados nos Anais e aprovados. Além disso, os 60 melhores trabalhos poderão ser publicados na revista eletrônica Diversitas Journal - Qualis B2. Serão disponibilizados palestras e vídeos dos grupos para os participantes, de acordo com iniciativas de cada GT. A organização vai avaliar ainda a possibilidade de se fazer alguma atividade presencial, com a devida publicados contendo as informações. O tema desta edição é: “Enccult: 10 anos debatendo práticas e reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão”.
A equipe proponente é composta pelos seguintes integrantes:

Jaqueline Maria da Silva – Faculdade CESMAC do Sertão - Coordenadora
Sóstenes Ericson – Universidade Federal de Alagoas – Vice-Coordenador
Alayde Ricardo da Silva - Faculdade CESMAC do Sertão – Vice-Coordenador
Evanio da Silva – Faculdade CESMAC c do Sertão
Ana Paula Ramos Silva Duarte - Faculdade CESMAC do Sertão
Beatriz Santana Lima - - Faculdade CESMAC do Sertão
Mozart de Melo Alves Júnior – Centro Universitário do CESMAC
Alessandra Pontes - Centro Universitário do CESMAC
Carlos Alberto Correia Lessa Filho – Centro Universitário do CESMAC
Outras informações sobre o evento no link https://doity.com.br/x-enccult