Curso de Enfermagem realiza Ação Extensionista Remota voltada para a Formação Profissional

O objetivo foi promover conhecimento sobre o universo do trabalho nessa área e debater os novos nichos de mercado para os profissionais da Enfermagem

21/07/2020 às 10h56

Seguindo no processo de atividades virtuais, o curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão realizou mais uma Ação Extensionista Remota, desta vez voltada para a “Formação Profissional”. O estudo destaca as mudanças profundas pelas quais vem passando o mundo, nesta segunda metade do século, produziram transformações na prática social e no trabalho do profissional Enfermeiro, sendo necessário discutir as transformações sofridas no mercado de trabalho e os novos nichos de mercado para os profissionais da Enfermagem. A atividade foi coordenada pela Profa. Dra. Daniele Cristina de Oliveira Lima.
A atividade remota aconteceu Instagram da turma do 2° período @enfer.magem2019.2. Os temas trabalhados foram: Enfermagem estética, Enfermagem Forense, Enfermagem Home Care, Enfermagem médico-cirúrgica e Enfermagem nos consultórios e clínicas. A iniciativa foi voltada para os docentes e discentes do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão; Comunidade em geral.
As iniciativas virtuais foram reforçadas no primeiro semestre de 2020, por conta do fechamento das escolas, decorrente da pandemia de COVID-19. Nesse ambiente, as redes sociais se tornaram importantes canais de divulgação e promoção de eventos, o que motivou a realização dessa ação extensionista remota da disciplina de Ciências Sociais, Direitos Humanos e Formação Profissional na rede social Instagram, foi escolhida devido as inúmeras opções disponibilizadas como compartilhamento de informações, imagens, anúncios, vídeos, notícias, e interação entre conferencistas e demais pessoas.
A ação teve o objetivo de promover o conhecimento sobre o mundo do trabalho nessa área e debater sobre os novos nichos de mercado para os profissionais da Enfermagem. Além disso, também objetivou apresentar na forma de lives, vídeos, cartilhas e postagens com enfermeiros empreendedores, os mais recentes nichos de mercado;  sensibilizar para a importância de discutir sobre a formação profissional do Enfermeiro; promover o debate sobre os temas da Enfermagem em áreas como: estética, Forense, Home Care, médico-cirúrgica, consultórios e clínicas, em um formato aberto e acessível para o público em geral.
O evento teve ainda o intuito de atender as competências para desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação – DCNS/MEC.