Projeto cria modelo de gestão de resíduos sólidos no município de Palmeira dos Índios

Estudo de caso com catadores envolve as áreas de Administração, Direito e Enfermagem

27/11/2019 às 14h48

Numa perspectiva de promover um diagnóstico das necessidades acadêmicas que possam trazer melhoria para a qualidade de vida dos participantes da pesquisa e desta forma também observar os catadores autônomos no estudo, professores e alunos dos cursos de Administração, Direito e Enfermagem, realizaram um importante projeto.
O estudo realizou uma análise com 18 participantes provenientes da Associação dos Catadores de Materiais recicláveis de Palmeira dos Índios, que tem base cientifica, em um trabalho integrado com atuações nas áreas de Administração, Direito e Enfermagem.
No curso de administração se efetivaram as ferramentas de gestão sustentável, parte contábil, vendas, empreendedorismo, no planejamento estratégico de suas atividades administrativas e num trabalho de divulgação para conseguir novos parceiros para venda dos resíduos seletivos.
Integrados com a área de Direito, buscou-se encontrar soluções para eventuais problemas de necessidade legal, contribuindo no pensar de se efetivar uma minuta para a criação de uma Lei Municipal de Resíduos Sólidos: contemplando a maneira que deverão ser selecionados os resíduos. E contando com uma punição para quem não contribuir com a coleta do lixo seletivo.
Na integração com o curso de Enfermagem, agregou-se conhecimentos sobre os riscos da contaminação no contato com resíduos sólidos, orientando o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, conforme dispõe a Norma Regulamentadora N°6 do Ministério do Trabalho e do Emprego.
Também foi formulado um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde- PGRSS, contribuindo de forma direta na melhoria da coleta seletiva e garantia do meio ambiente. Realizou-se o “Teste Imunocromatográfico para Sífilis” em todos os participantes, por meio do apoio e participação da Comissão de Biossegurança e Sustentabilidade – CBIOSS, da Faculdade CESMAC do Sertão, por intermédio da Dra. Jaqueline Maria da Silva, uma parceria com a Quibasa /Bioclin, atualmente destaca-se no cenário nacional como uma das empresas com maior crescimento do setor de diagnóstico in vitro https://www.bioclin.com.br/