Debates envolvendo o contexto pandêmico na tarde do segundo dia de Seminário de Inovação Acadêmica do Cesmac

15/05/2021 às 13h02

A tarde do segundo e último dia do Seminário de Inovação Acadêmica do Cesmac contou com a participação do vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e da Prof. Damares Novais – Diretora da Faculdade Cesmac do Sertão, em Palmeira dos Índios.
E foi justamente a unidade do Sertão que promoveu debates sobre “Desafios e oportunidades frente ao atendimento dos procedimentos acadêmicos em contexto pandêmico”, com a Profa. Zaine Siméya Fernandes, os Coordenadores de cursos: Evelyne Maia (Direito), Alayde Ricardo da Silva (Enfermagem) e Antônio Fernandes (Administração. Também participaram do processo os discentes: Valdemyres dos Santos Lima (Direito), Emanuele Tavares da Costa e Valéria Maria Duarte dos Santos (ambas de Enfermagem).
Outro tema discutido foi “Biblioteca Cesmac Sertão: um ambiente onde você encontra suporte à pesquisa através de fontes digitais em período pandêmico”, com Profa. Heldah Brandão e o discente: José Machado Duarte Filho. “Pesquisa acadêmica e avanços em ciência, tecnologia e inovação em tempos de pandemia”, foi analisado Profa. Manuella Prestello e a discente Suellen Thamires Cavalcante Torres.
Já “Experiência com tecnologias em ambientes virtuais no ensino de línguas estrangeira”, foi tema trazido Profa. Daniele Lima, juntamente com o discente Ewerton Igor. “Extensão comunitária remota: Redimensionamento das atividades extensionistas em tempos de pandemia”, foi assunto debatido pela Profa. Marcela Pimentel, com as acadêmicas Isabelle da Silva Mendes (LADD) e Ana Maria Souza de Melo (Extensão Remota).
A docente Profa. Fátima Carnaúba e a discente: Danielle Cavalcante da Silva, trataram sobre “Atuação NAAP Sertão em tempos de pandemia”. “Combate a violência contra a mulher e saúde indígena na era digital”, foi tema desenvolvido pelo Prof. Dr. Jorge Vieira e a acadêmica Isabelle da Silva Mendes.
Em seguida foi a vez do debate sobre “Atuação da biossegurança sertão: implementação dos protocolos no ensino híbrido”, com a Profa. Jaqueline Maria da Silva
e a discente Maria Eduarda Silva dos Santos. Readaptando as atividades práticas em razão da pandemia, com Profa. Patrícia Rocha e a aluna Laura Mota Tavares Celestino, além de “CPA: inovações, satisfação e aquisição do selo dourado”, Prof. Hugo Bittencourt e a discente: Júlia Pereira de Moura Ferreira.
O debate sobre “Análise dos processos judiciais para obtenção de serviços de saúde em uma Defensoria Pública do sertão alagoano em tempo de pandemia”, foi realizado Profa. Elissandra Nonato Alves Medeiros, com a discente Ana Karla Rodrigues Lourenço.  Por fim, foi promovido o debate sobre “Monitoria remota em tempos de covid19: socializando experiência exitosas”, por meio da Profa. Olívia Monteiro e da discente: Franciare Fereira Silva.
Todo o Seminário conta com os Tradutores / Intérpretes de LIBRAS: Marcela Costa dos Santos, Givanilda Cristóvão de Oliveira do Nascimento e Radjalma Rodrigo de Lima Ferreira, integrantes do Núcleo de Acessibilidade do Cesmac, coordenado pela Profa. Janaína Diniz.