V Ação Itinerante da Faculdade Cesmac do Sertão

Atividades dos cursos de Direito, Enfermagem e Administração.

05/12/2016 às 09h54

A quinta edição da atividade aconteceu na Praça Monsenhor Macedo, em Palmeira dos Índios. A V Ação Itinerante deste ano, realizada no início de novembro, trabalhou o tema “Informar com responsabilidade”.
O evento já faz parte do calendário de ações da Faculdade Cesmac do Sertão. A programação incluiu a oferta de diversos serviços à população palmeirense, com temáticas relacionadas e realizadas pelos cursos de Direito, Enfermagem e Administração. Centenas de acadêmicos atenderam ao público durante todo o dia em tendas montadas no local, com muita habilidade, conhecimento, dedicação e doação.
O curso de Enfermagem trabalhou as informações ao público, destacando prevenção e tratamento, além da realização de vários exames. Ainda, na área de Saúde da Mulher desenvolveu várias propostas sobre orientação, prevenção e autocuidado contra o câncer de mama e outros.
Outros temas trabalhados pela Enfermagem foram: nutrição, aleitamento materno, autoexame das mamas, doenças no colo do útero, problemas ginecológicos, gestação (pré-natal), Diabetes, sexualidade da mulher, DST, autocuidado, Combate contra o Suicídio, a busca por Hábitos Saudáveis, Assistência a Queimaduras, Traumas, Afogamentos e Parada Cardíaca, saúde preventiva, entre outros.
Já o curso de Direito, trabalhou junto a várias instituições Jurídicas, prestando relevante atendimento ao público, com os serviços de: Conciliação, Peticionamento, Progressão da Pena, Direito do Consumidor, Desarmamento (parceria com os Anjos da Paz), Rede Acolhe, PROCON, SEPREV, Não as Drogas, Sursi (suspensão processual), Execução Penal, Arrecadamento de Alimentos e Consultoria para a Comunidade do Lixão.
Estiveram presentes na Ação Promotores, Advogados, Defensoria Pública Estadual e Federal, Juízes e ainda a presença e acompanhamento das atividades da Dra. Carolina Valões, Juíza da 4ª Vara Penal da Comarca de Palmeira dos Índios.
Fazendo cumprir o papel social a graduação de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão, reservou trabalhar o tema da Gestão de Resíduos, apresentando os 5 R's Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar e Reciclar. Muito Além, levou exemplos de empreendedorismo e padrão de qualidade, bem como ideias inovadoras, consultoria e assessoramento ao público.
Teve ainda palestras, proporcionando o repasse de informações nas áreas temáticas: Reduzir para Viver Bem, Consumidor Consciente e Desenvolvimento Sustentável. O curso teve apoio dos Parceiros, DISMOTO/Honda, Instituto Embeleze, SINDLOJAS, Mesa Brasil, SEBRAE e o Projeto Inove Recicla, prestando consultoria e realizando oficinas com o Público visitante.
Toda a ação foi coordenada pela diretora da unidade professora Damares Novaes, que em 2017 completa 50 anos de dedicados a Gestão Educacional. Além disso, é importante destacar a trabalho integrado de toda a equipe composta pelas coordenações acadêmicas dos cursos de Direito – professora Júlia, Enfermagem – professora Alayde e de Administração – professor Fernandes e ainda docentes, discentes, corpo técnico-Administrativo.
De acordo com a professora Zaine Simeya, “a Instituição o Cesmac do Sertão se destaca no setor privado pela prática da atividade, considerando que em Alagoas, não temos instituições deste seguimento com tal preocupação. É importante destacar ainda o estímulo acadêmico, fazendo com que o estudante ausente-se por um período do ambiente interno das salas de aulas e coloque em prática as teorias e conhecimentos adquiridos no decorrer dos anos de estudos”. explicou.
Outras Parcerias
A iniciativa contou ainda com apoio total do Colégio Diocesano Sagrada Família, que cedeu o prédio para as atividades do curso de Direito. Bem como, a presença e apoio da Fejal representada pelo professor Paulo Loureiro Lima - Conselheiro e Ouvidor Geral do Cesmac.
SMTT, Polícia Militar/AL, SAMU, Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e Secretarias Municipais de Saúde e Educação, contribuíram para a realização do Evento.