Professora Damares Teixeira Novaes: 50 anos dedicados à Educação

Homenagem pelo Dia do Diretor.

13/11/2017 às 14h13

Na passagem do Dia do Diretor, celebrado em 12 de novembro, A Faculdade Cesmac do Sertão faz uma homenagem para a Diretora da unidade professora Damares Teixeira Novaes. As linhas a seguir apresentam um breve registro da dedicada trajetória dessa profissional, que há 50 anos faz o seu melhor pela educação em Alagoas.
Natural de Ouro Branco, na época, município de Santana do Ipanema, a professora Damares Teixeira Novaes marcar 25 anos de dedicação plena e muito competente ao Ensino Superior no Cesmac. Filha de José Teixeira Cristo e Belmira Rodrigues, a trajetória da docente sempre foi marcada por constantes desafios, mas também inúmeras conquistas.
 Estudou e concluiu o curso primário aos 11 anos 1962, no Grupo Escolar Pe. Francisco Correia. Cursou Exame de Admissão ao Ginásio com o Prof. Agilson Queiroz (saudosa memória) 1º e 2ª Época – Verdadeiro Vestibular. Iniciou o Curso Ginasial no Ginásio Santana.
Foi Chamada para trabalhar no Grupo Escolar Pe. José Bulhões, serviços prestados, ainda menor de idade, sendo contratada em definitivo pela Secretaria de Educação do Estado, tendo sido designada, para substituir a diretora, que estava sendo removida para Santana do Ipanema no Grupo Escolar Pe. José Bulhões – Dois Riachos.
Após uma longa jornada de trabalho, durante o dia, a noite ensinava no Curso de Exame de Admissão ao Ginásio. Ainda em 1967 – Resolveu fazer curso Técnico de Contabilidade no Colégio São Tomas de Aquino – Santana do Ipanema. 1970 – Foi cursar o Pedagógico (2º ciclo) para concluir o Magistério. 2º ano no Colégio Estadual Deraldo Campos, tendo concluído o 3º ano no Colégio São Geraldo em Pernambuco.
Em 1970 foi aprovada no Concurso Público nomeada 26-05-1970 pelo Governador Lamenha Filho. O Secretário da Educação José de Melo Gomes a designou para o exercício no Grupo Escolar Ormindo Barros em Santana do Ipanema.
No ano de 1974 casou-se com o Sr. Clovis Limeira Novais, natural de Santana do Ipanema na época era Gerente da Transportadora Palmeira em Palmeira dos Índios, onde após o casamento fixaram residência. Tendo a professora sido transferida para Palmeira dos Índios, 06-05-1974 com o exercício na Escola Governador Lamenha Filho, substituído a diretora que havia sido transferida.
Prestou Concurso Vestibular na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), convênio com a SENEC – Licenciatura em Pedagogia. Em 1976, foi removida para o Colégio Estadual Humberto Mendes com a Direção da Escola de Aplicação. Também foi designada para Escola Estado de Nova Jersey nomeada como diretora.
Em 12 de junho de 1977 teve a maior alegria em ser mãe da também professora Zaine Simeya Teixeira Novaes. No caminho da intensa trajetória também foram chegando os reconhecimentos como: Diploma de Honra ao Mérito pelo eficiente trabalho em Prol da Educação – Secretário da Educação Dr. Murilo Mendes, Reconhecimento de Honra ao Mérito como Diretora da Escola Nova Jersey, dentre outros.
Cursou Administração Escolar pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no convenio SENEC.  De 1989 a 1992 exerceu o cargo de Secretaria Municipal da Educação como 1ª Secretária da Educação em Palmeira dos Índios. Recebendo o título de “Secretaria dos 100 anos! ”, por ter organizado os 100 anos de Palmeira dos Índios e 100 anos de Graciliano Ramos.
O Cesmac
E no ano de 1993 levou o Cesmac para Palmeira dos Índios, graças ao esforço do Bispo Dom Fernando Iório e do Prefeito da época Helenildo Ribeiro. Após organizar o Vestibular Cesmac em terras palmeirenses, foi designada pelo Fundador da Instituição Cônego Teófanes Augusto de Barros para Coordenar a Extensão da Faculdade, portanto, cargo de Coordenadora Executiva.
As primeiras turmas foram, Supervisão Escolar e Orientação Educacional, funcionando no Colégio das Irmãs do Amor Divino “Cristo Redentor”. Depois o Cesmac foi para o Colégio Sagrada Família, onde permaneceu até junho de 2015. Após a aposentadoria dedicou-se exclusivamente ao Cesmac tendo implantado os cursos de Administração, Ciências Contábeis, além de Pós-Graduação Lato Sensu.
Como resultado de um trabalho primoroso, recebeu os Títulos Coordenadora do Ano – Festa das Personalidades pelo Rotary Club de Palmeira dos Índios e Título pela Câmara Municipal de Cidadã Honorária de Palmeira dos Índios, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Recebeu ainda as premiações: Diploma “Amigos da Tribuna” pelo jornal Tribuna do Sertão – Dr. Ivan Barros. Sócio Honorário da Academia Palmeirense de Letras Ciência e Artes, Comenda Natalício Tenório Cavalcanti, pela Fundação das Culturas do Sertão e Agreste e Comenda Dr. IB Gatho Marinho Falcão, pela Associação de Imprensa Alagoana.
Concluiu pós-graduação na área de Ciências Humanas, Tecnologia Educacional e implantou o Curso de Enfermagem na Faculdade Cesmac do Sertão. Foi designada pelo Dr. João Rodrigues Sampaio Filho para o cargo de Diretora da unidade e logo a seguir, foi implantado o curso de Direito na Faculdade.
Enfrentou um novo desafio, de conseguir um terreno para a construção do Campus na cidade de Palmeira dos Índios. Foi aí, que o Prefeito James Ribeiro e a Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, fizeram a doação do terreno, onde hoje funciona o grande prédio da Faculdade Cesmac do Sertão, graças ao apoio, liderança e determinação do Presidente da Fundação Educacional Jayme de Altavila Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e do Vice-Presidente Professor Dr. Douglas Apratto Tenório.
Em 2015 foi Inaugurado o novo prédio da Faculdade, a professora realizou o seu grande sonho afirmando: “... agora sim, temos a nossa casa. Minha vida é dedicada a Deus em primeiro lugar. A Família, ao Cesmac. Me realizo como educadora, em ver a juventude dessedentando a sede do conhecimento. Renovo as Forças no meio dessa juventude estudiosa”, afirma.
Sua filha e também dedicada professora Zaine Simeya Teixeira Novaes define a mãe e exemplo de ser humano e profissional como:
D – Dedicação
A – Amorosa
M – Mulher determinada
A – Ama o que faz
R – Responsável
E – Esperançosa
S – Saudosista
Reforçando ainda mais a consciência plena e focada no “Amor”, a professora Damares conta com as seguintes “Frases preferidas”:
“Posso todas as coisas em Deus que me fortalece”.
A humildade é a verdadeira essência das almas nobre.
Orar é voar até o céu e abraçar Deus com o coração.
Perdoar para ser perdoado.
Religião – Evangélica “Assembleia de Deus”.
Virtude – Gratidão.
Lema da Vida – Amar o que faz e fazer com qualidade.
Família – Tudo na vida, Porto seguro.
Filha – Minha vida, meu apoio, minha companheira, meu orgulho.
Neto – Não há definição desse amor, que mim faz viver.
Marido – Alcancei a benevolência do Senhor Deus!
Tristeza – Morte do meu Pai e meu irmão Davi.
Alegria – Nascimento do meu neto.
Saudades – Do meu Pai!
Amigos – A Deus, A Família, aos amigos e ao povo de Palmeira dos Índios que me acolheu!
Futuro – Nas mãos de Deus – Descansar com a consciência tranquila do dever cumprido.